O Recado News

O Recado News
www.recadonews.com

segunda-feira, 1 de março de 2010


BASQUETEBOL DE SUCESSO E DESPRESTIGIADO

O incentivador e treinador de basquetebol da cidade, Goiacy Silva, professor e técnico de basquete do Lance Livre, clube de basquete feminino do Distrito Federal anda preocupado com o desenvolvimento do esporte em Planaltina.

O trabalho do professor treinador na cidade remonta do ano de 1999, completando neste ano de 2010 onze anos de existência, período em que, além de revelar atletas que alcançaram projeção e que foram aproveitados por grandes equipes, conseguiu tornar o esporte da cidade conhecido na região, conquistando títulos e disputando competiçõe s importantes.

Dentre os trabalhos sempre acompanhados por Goiacy, o basquete planaltinense, neste curto tempo de existência, já conseguiu conquistas importantes como o vice campeonato estadual nos Jogos Abertos de Goiás, realizados em Goiânia em 2000; o tricampeonato regional do Entorno do DF e a terceira colocação nas Olimpíadas das Cidades do DF e Entorno em 2007; o segundo lugar na Seletiva Estadual da Central Única das Favelas – CUFA-DF; a quarta colocação no Estado, e a sexta na Taça Brasília de Basquete do ano passado, no campeonato oficial do DF, competição vencida pelo Universo/Brb. “Mas com esse sucesso todo lá fora, nosso basquete enfrenta graves problemas por falta de apoio e espaço aqui em Planaltina. Em todo o município existe apenas um local para a prática do basquete”, lamenta o treinador dando um exemplo da dificuldade. Outros locais como o Ginásio da Quadra 01 Leste, as quadras de esportes do Parque Ecológico, o ginásio do CAIC Mussum já foram usados pela modalidade mas, segundo o treinador “pessoas que passaram pela administração da cidade não gostavam do esporte e proibiram sua prática nestes locais, dando um enorme prejuízo para a modalidade”, explica Goiacy, acrescentando que a última geração de jogadores de basquete da cidade está hoje com a média de idade entre 16 a 17 anos e sem possibilidade de renovação, frente aos problemas.

Devido Goiacy ser treinador em Brasília e de equipe feminina, o Lance Livre, ele tem tido possibilidade de levar garotas para a Capital, mas reclama por não poder continuar seu trabalho dentro da cidade. “Encontro algumas meninas em que vejo potencial para o basquete e aí as convido para irem para o Lance Livre para a categoria de base. Tem dado certo e já posso dizer que a Valéria Mendes, garota de apenas 12 anos e que conheceu a modalidade no ginásio da Quadra 08 Norte, é uma grande promessa. Mas para os meninos, para o masculino, está complicado e os jovens vão embora desanimados. Se não houver uma ação imediata, nosso basquete tende a acabar”, explica o treinador.

Para se ter uma idéia do potencial da juventude planaltinense goiana, no feminino de basquete na equipe do Lance Livre de Brasília, num grupo de doze atletas, cinco são originárias de Planaltina, quais sejam: Suely Aquino, Islaine Cristina, a Duda e ainda Nathaly Andressa, Leide Laura e Jucicleia Maria, que já atuaram juntas naquela equipe.

No masculino o ala armador John Lennon e o pivô Robson atuam pelo APAB-DF, Gleison dos Santos, ainda juvenil e originário do bairro Imigrantes, é uma promessa que está atuando na equipe do Iacanga, interior paulista, já sendo usado na equipe principal. “Gleison que ainda não pode receber salário, devido a idade, é mantido pela prefeitura de Iacanga em parceria com a iniciativa privada”, exemplifica encerrando Goiacy.

Nenhum comentário: