O Recado News

O Recado News
www.recadonews.com

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Planaltina, berço da capital

*Por Aylton Gomes


No ano em que se comemora o cinquentenário de Brasília, não seria possível deixar de falar daquela que é tida como mãe da Capital Federal: Planaltina. Cidade pioneira, abrigo do marco central do país e berço dos traços que fizeram de Brasília a nova capital. Cidade com cara de interior e forte cultura popular, onde tradição e religião movimentam seu povo com a Festa do Divino Espírito Santo e a encenação da Via Sacra no Morro da Capelinha, principais eventos do folclore local.

Apesar de seus casarões centenários, Planaltina enfrenta no auge dos seus 150 anos problemas típicos de grandes cidades. Quando foi criada, não tinha asfalto, esgoto e água tratada. Nos últimos 20 anos, testemunhou um inchaço populacional. Havia 90 mil habitantes em 1991. Hoje, há 230 mil. A explosão demográfica fez a área crescer sem planejamento. Mas foi preciso remar contra a maré. Desde 2007, Planaltina vem recebendo a maior fatia do orçamento do Distrito Federal com o objetivo de reparar os longos anos vividos no abandono.

Setores como Vale do Amanhecer, Estâncias Mestre D’Armas e Arapoanga estão totalmente reestruturados com instalação de rede de águas pluviais, esgoto, asfalto e ampliação do transporte público. Além disso, foi revitalizado o centro da cidade e instalados noves postos policiais em locais estratégicos para melhoria da segurança pública. Além disso, dois centros de saúde foram construídos. A Velha Senhora está sendo melhorada e ganhando mais qualidade de vida para sua população.

Para os jovens, Planaltina ganhou ampliação na rede de ensino e lazer. Cinco novas escolas foram construídas, campos de futebol ganharam iluminação pública e praças foram criadas em diversos bairros. A Praça do Estudante é um exemplo, conta com campo sintético, quadras polivalentes e espaço para diversão e lazer.

Assim, a Velha Senhora começa a ser remodelada, mesmo que a passos mais cansados e lentos, marcados pela longa estrada já percorrida. Apesar dos muitos anos, Planaltina ainda está em fase de crescimento e assim como Brasília, vai realizar o desejo do seu povo e ser cada vez mais um lugar melhor de se viver.

*Aylton Gomes é deputado distrital e bombeiro militar. Nasceu em Planaltina na década de 60, onde cresceu, estudou e começou sua carreira política.

Nenhum comentário: