O Recado News

O Recado News
www.recadonews.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

RÁPIDAS DA POLÍTICA

LÁ E CÁ

O desaparecimento dos políticos neste início de 2010, especialmente os de Planaltina, Formosa e Água Fria de Goiás, de Planaltina-DF e de Sobradinho, não têm nada a ver com a Operação da Polícia Federal. Eles, pelo que se nota, aproveitaram melhor o período de recesso e foram descansar longe do burburinho brasiliense. Afinal, a chuva de cobranças paira sobre a cabeça de cada um e não somente nas daqueles que cometeram o deslize. A cobrança virá e será fatal.

Até o fechamento desta edição e não se tinha notícia da prisão dos matadores de José Gildarci Lima, o Lima da Tabacaria, assassinado em meados de dezembro de 2009. A polícia goiana não pode deixar que caso desta gravidade caia no esquecimento, senão quem vai pagar caro será nosso Secretário de Segurança do estado, deputado estadual Ernesto Roller, que diga-se de passagem, tem atuado com vigor na região. Ele não vai perdoar uma ação dessas sem a devida punição, sabendo que a sociedade planaltinense vai ficar de olho.

Na posse de Evando Ximenes Meneses para continuar à frente da ASCIP – Associação Comercial e Industrial de Planaltina – DF, no dia 07 de janeiro, lá estavam ex

presidentes da instituição como Ubirajara Azeredo Sobrinho, Pedro Mendes da Luz, Aniceto Luiz Müller e Anísio Lobo prestigiando o evento. Aliás, muito concorrido quanto ao universo empresarial, contando com presenças importantes das instituições creditícias governamentais. E os bancos particulares onde estavam?

Não conseguir equilibrar o faturamento com as despesas tem sido o grande problema dos governos em todos os níveis. Em Planaltina parece que isso é crônico, especialmente quanto aos governos Dinha e Zé Neto. Dinha deixou (em nome da prefeitura) pendências inexplicáveis para com alguns colaboradores e Zé Neto vem acumulando débitos que daqui a pouco não lhe permitirão realizar o mínimo para a municipalidade. Seus administradores que se cuidem, senão vão pagar o pato.

A Justiça do Distrito Federal pressionada pelas oposições ao governador José Roberto Arruda tomou uma decisão que parou o processo de criação da CPI. Assim são as interferências, ingerências de um poder no outro, neste caso do Judiciário no Legislativo, causando sempre, a reação como que orgânica do “corpo estranho”, quando não há a devida observação. Agora, até reorganizarem a Casa de Leis do DF, certamente o clima será outro e a CPI que, segundo a oposição terminaria em pizza, não será nem criada. Caminho é caminho, não é atalho.

Os possíveis candidatos a deputado estadual já aparecem na boca do povo. São: Dirceu Araújo (PSDB), Edmilson Kuru (PT), Eduardo de Zé Neto (PSC), Eva Márcia (PMDB), Júnior do Sintético (PSL), Reis (PP) e Vilmar Popular (PPS). No mínimo quatro nomes irão às convenções partidárias e enfrentarão as urnas para disputar os quase 50 mil votos existentes no município. Com esta divisão preconizada, para ser eleito, qualquer dos candidatos terá de recorrer ao apoio de outras bases eleitorais, considerando ainda que a invasão de nomes de outras localidades é uma realidade.

Em Planaltina – DF mais de vinte nomes são mencionados para a Câmara Distrital nas pesquisas realizadas. Os mais lembrados no início do mês de dezembro passado eram os de Aylton Gomes e Berinaldo Pontes, seguidos de Cláudio Abrantes, demonstrando que, até aquele mês, o trabalho dos parlamentares tinha surtido efeito, agradando. Agora, depois dos estragos causados pela Operação Caixa de Pandora será necessária nova pesquisa para detectar o ânimo do eleitorado.

Nenhum comentário: